sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aula 2 - Lego (Refeito)

Exercício 1

Inicialmente foi construído um objeto em forma de paralelpípedo (8 módulos de largura, 6 de profundidade e 4 de altura) com a parte exterior lisa e o interior contendo irregularidades.



1) Objeto inicial



2) Objeto inicial (vista superior)



Num segundo momento, algumas peças foram movidas para criar irregularidades também no lado externo do objeto. A finalidade do exercício era perceber se a figura ainda mantinha sua identidade inicial (forma de paralelepípedo). Ao meu ver, ainda é possível identificar a forma original da figura mesmo com as modificações.



3) Objeto com irregularidades no lado externo e no interior



 4) Objeto com irregularidades no lado externo e no interior (vista superior)



Depois, algumas peças foram retiradas, provocando pequenos vazios na superfície do objeto. A figura ainda manteve sua identidade.


5) Objeto com vazios


Por fim, o objeto foi separado em duas partes. A sua forma inicial ainda pode ser percebida por causa da proximidade (tensão) entre as duas partes, que acabam por "completar" a forma de paralelpípedo original. Quanto maior a tensão entre as partes, mais fácil é perceber a forma do objeto; quanto mais afastadas as partes, mais difícil se torna esta percepção.



6) Objeto separado (metades afastadas; menor tensão)


7) Objeto separado (metades próximas; maior tensão)



8) Objeto separado (vista superior)



Exercício 4

O objetivo deste exercício é perceber a noção de escala. Para isso, foi solicitada a reprodução de uma edificação a partir de peças de Lego, para auxiliar na compreensão dos módulos e das proporções. Escolhi reproduzir a sede da Petrobrás no Rio de Janeiro - Edise (1967), um projeto escolhido em concurso promovido pelo IAB e que apresenta vazios e tensões.

 1) Edise


2) Edise (croqui)



3) Reprodução em Lego (frente)



4) Reprodução em Lego

Nenhum comentário:

Postar um comentário